Perguntas Frequentes


Missões Curtas


Maiores de 18 anos, de qualquer religião ou crença são bem-vindos em nossas missões.
Não. O curso é somente para quem quiser ficar mais de 3 meses servindo como voluntário.
Como regra geral, nós tentamos encaixar todos os voluntários que querem dedicar suas férias a Deus, a se unirem a nossas missões de curta duração. Se na época de suas férias não tivermos missões, é difícil para o projeto recebê-lo. Existem casos especiais que podem ser melhor avaliados por nossa direção. Médicos e dentistas normalmente tem mais facilidade pois nossas bases no interior sempre carecem desse tipo de profissionais. Se você exerce uma dessas profissões, envie um e-mail para [email protected] e veremos junto aos coordenadores locais, se estão dispostos a recebê-los.
O valor varia, dependendo do tamanho do grupo, pois o maior custo fica por conta do aluguel do barco. Em média, você irá pagar de 1100 a 1500 reais. Isso inclui hospedagem, alimentação e os traslados do aeroporto-base, base-barco, barco-base e base-aeroporto.
Você vai precisar de uma rede, lanterna e qualquer outro item que ache necessário levando em conta que irá morar em uma comunidade ribeirinha, talvez sem energia elétrica… Aqui na Amazônia faz muito calor, mas de noite, principalmente no interior, chega a fazer um pouco de frio. Traga uma blusa de frio e um cobertor leve também.

Missão 1 por Cristo


Maiores de 18 anos, com segundo grau completo e que seja membro ativo na Igreja Adventista do Sétimo Dia
Qualquer pessoa que tenha o objetivo de morar no interior da Amazônia como missionário por qualquer período, seja 3 meses, 1 ano ou 5 anos, precisa passar pelo curso. Qualquer voluntário que se candidate a uma vaga de tempo integral no Projeto Salva-Vidas Amazônia também precisa passar pelo curso na Escola de Missões.
Sim. Todos voluntários que queiram permanecer no projeto por mais que 3 meses, precisam passar pelo curso.
A realidade dos povos ribeirinhos é diferente da realidade de outros campos missionários. Por isso nós achamos essencial que as pessoas que queiram servir a Deus nessa região, passem pelo curso, mesmo que sejam pastores formados.
Você pode conferir o currículo aqui nesse link. As aulas são ministradas por profissionais de diversas áreas. Nutricionistas, médicos e enfermeiros dão as aulas na área de saúde, e pastores das associações Central Amazonas (Aceam) e Amazonas Roraima (Aamar) ministram as aulas teológicas.
Nós damos preferência em nosso processo seletivo, para pessoas que querem participar da Missão 1 por Cristo, em que depois de passarem pelo curso, dediquem 1 ano a Deus no interior da Amazônia. Mas não descartamos a possibilidade de você vir para fazer somente o curso. A coordenação da escola analisa cada caso e toma a decisão que achar melhor, dependendo do número de vagas.
Nossa escola fica em nossa base, em um sítio que fica a 30km do centro de Manaus, na beira do Lago do Puraquequara.
O custo do curso é de 450 reais por mês, somando um total de 1350 reais. Esses custos são para cobrir gastos de energia, manutenção, hospedagem e alimentação.
No momento não temos mais como oferecer bolsa de estudos. Os gastos com cada voluntário são grandes. Incentivamos que cada pessoa que queira vir, e não tenha condições financeiras, que possam recorrer a suas igrejas para ajudar nos custos. Poderemos fornecer mateirais audiovisuais para que você planeje fazer um JA em sua igreja, falando sobre o desejo de servir como missionário em nosso projeto. Tenho certeza que Deus vai abrir as portas, se essa for Sua vontade. Já ouvimos diversos relatos de jovens estudantes que levantaram recursos através de colportagem, venda de comida em suas universidades ou simplesmente pedindo ajuda a seus familiares. O fato de você não ter dinheiro não deve ser um empecilho e sim uma oportunidade de já começar a envolver mais pessoas em sua missão. Queremos deixar também claro, que esse dinheiro da mensalidade da Escola de Missões, é exclusivamente para cobrir suas despesas com alimenteção, hospedagem, transporte, etc…
Já tivemos casais com crianças pequenas fazendo o curso. Nós aceitamos famílias. Mas no momento ainda não temos casas exclusivas para receber famílias. Vocês terão provavelmente que dormir no mesmo quarto.
Antes de fazer sua inscrição, você deve ler o Manual do Aluno e depois fazer sua inscrição online.
Temos 2 cursos por ano. No primeiro semestre, o curso começa bem no final de janeiro e termina no final de abril. No segundo semestre, começa no final de agosto e termina no final de novembro.
A alimentação durante os 3 meses de curso é vegana. Não oferecemos nenhum tipo de carne ou produtos de origem animal. Nós queremos que nossos voluntários tenham a melhor alimentação que podemos disponibilizar. Como nossa base fica em Manaus, temos acesso a todo tipo de alimentos. Acreditamos que o que comemos influencia muito em nosso relacionamento com Deus, e desejamos que você tenha um relacionamento íntimo com Deus durante seu período de serviço.
Conforme as aulas no curso de missiologia da Escola, você vai aprender que temos que ser extremamente sensíveis à cultura para alcançar as pessoas. Uma vez que a alimentação dos ribeirinhos é à base de peixe, temos percebido a necessidade dos missionários de comer peixe junto com os ribeirinhos para aproximarem-se mais deles e alcançá-los para Cristo.
Durante o curso, nossa equipe identifica o perfil dos alunos e forma duplas missionárias para enviar ao interior da Amazônia. Nossa escolha não é feita por amizade e sim pelo perfil das pessoas. O projeto é quem seleciona as duplas, podendo até misturar alunos que acabaram de se formar com outros mais experientes que estejam no campo missionário a mais tempo.
Nosso desejo é de enviar a todos para o campo missionário, mas é importante ressaltar que TODOS os alunos que vem para o curso, estão sendo avaliados. A coordenação da escola se dá o direito de decidir quais são os alunos que estão aptos a serem bons representantes do projeto e da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O projeto não se obriga a enviar todos para uma comunidade.
O período de serviço é de um ano contando a partir do final do curso na Escola de Missões. Para o curso que termina no final de abril, o período de serviço desses voluntários finaliza no fim de abril. Da mesma maneira funciona para os alunos que terminam o curso no final de novembro.
Mesmo que o trabalho seja de forma voluntária, você sendo missionário está assumindo uma responsabilidade muito grande de alcançar pessoas para Cristo. As vezes a saída precoce de seu serviço pode prejudicar o processo de alcançar pessoas para Cristo. Tendo isso em mente, a coordenação pode considerar sua necessidade de sair antes. Mas tudo tem que ser feito com muita antecedência para que a comunidade que é seu campo missionário não seja prejudicada.
Durante o curso, o projeto disponibiliza comida e hospedagem. Ao final do curso, somente para aqueles que foram aprovados e selecionados para ir morar no interior da Amazônia, nós damos uma ajuda de custo suficiente para as necessidades de alimentação e transporte durante o ano de serviço para cada missionário.
Durante seu período de serviço, seu trabalho no interior é acompanhado através de relatórios mensais e visitas de seus coordenadores locais. Um pedido de continuar no projeto será avaliado pela coordenação, sendo levado em consideração a necessidade do projeto, as vagas disponíveis, a quantidade de voluntários se formando, a disponibilidade de ajuda de custo e seu desempenho pessoal.