Missão AMA 2019

Salva-Vidas AmazôniaNotícias

 

MISSÃO AMA 2019

de 12 a 21 de abril - Santa Isabel do Rio Negro

 
 
Image

Essa missão foi complexa desde o início. Tínhamos um grupo grande de profissionais de saúde (o maior que tivemos até hoje). Gente muito boa, experiente e de diversas especialidades, enfim uma grande responsabilidade. Tínhamos como plano alcançar o alto e médio Rio Negro, lugar onde ainda não tínhamos realizado missões. Os municípios de Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira de forma geral são regiões muito distantes de Manaus e que possuem grande necessidade de desenvolvimento social, de saúde e do evangelho. Entretanto, em função da distância (entre 700 e 1.000km) através de um rio cheio de armadilhas e de um clima que muda abruptamente, poucos se aventurariam. Quem lida ou já lidou com missões de saúde pode ter uma ideia de tudo que envolve uma coisa dessas e ainda em uma área de difícil acesso. Mas Deus nos empodera da Sua missão e Ele nos mostra o caminho e os passos a serem dados.

Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.

Salmos 37:5

Deus claramente nos mostrou o município e as portas foram se abrindo conforme andávamos, fato este incomum para a região amazônica. De forma maravilhosa o município parceiro nos acolheu e nos ajudou a desenvolver toda a logística necessária. Durante a visita de mapeamento da região ficou evidente o bem que faz àquele lugar ser tão distante de tudo: a natureza é praticamente intacta e exuberante. Mas em certos aspectos o isolamento não é tão bom assim. Pudemos visitar uma comunidade isolada dentro de um afluente do Rio Negro distante 120Km da sede do município, lugar onde o paraíso contrasta com a necessidade de tudo, lugar de gente querida, humilde, cheia de conhecimento da natureza e da vida, mas cheia de necessidades básicas. São para estes lugares que temos a missão de ir e enfrentar os desafios que encontramos pelo caminho.

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.

MATEUS 25: 35-36
Image

A semana que antecedeu a missão foi carregada de muito trabalho e oração. Tínhamos uma tarefa importante, talvez a maior de nossas vidas, sermos os instrumentos de Deus naquela região através da missão. Foram enviados de barco pelo menos 70 volumes de equipamentos, insumos médicos e odontológicos, além de medicamentos, alimento, redes e mosquiteiros, material de limpeza e higiene para todos e muitas outras coisas essenciais para a subsistência dos voluntários nos 10 dias de missão. Este barco saiu na semana que antecedeu a missão, justamente para que chegasse antes à região que atenderíamos para ser a nossa base. Este foi um dos fatos inusitados, precisarmos enviar o barco de missão antes dos voluntários. Ele precisaria percorrer aproximadamente 700km de rio e chegar ao local de encontro antes do grupo. Mas tínhamos previsto o tempo para este percurso e ele saiu com 4 dias de antecedência para chegar um dia antes da chegada dos voluntários. Para que otimizássemos ao máximo o tempo do grupo, tínhamos como única alternativa ir de avião até o município e foi isto que aconteceu. Precisávamos voar durante o dia, pois os aviões para o interior do Amazonas operam no modo visual, o que para nós passageiros é maravilhoso, já que poderíamos contemplar a extraordinária selva amazônica vista de cima. Ver a digital de Deus ao longo das curvas e ilhas do Rio Negro e os pequenos afluentes dele vistos do céu é um presente Dele para todos que estavam ali para o Seu serviço.

Image

Pousamos com muita tranquilidade em uma pista cercada pela floresta amazônica. Fomos recebidos pelos profissionais de apoio do município. O barco não havia chegado um dia antes como o previsto, fato comum para o contexto amazônico. Todo o tipo de coisa pode acontecer, ainda mais em um percurso tão difícil quanto no Rio Negro. O rio estava baixo, deixando pedras e bancos de areia rasos para navegação. Mesmo com comandantes experientes esta navegação é difícil. Nossa base (o barco) conseguiu chegar um dia depois de chegarmos ao local de missão, bem diferente do previsto. Estávamos muito preocupados com o que teria acontecido com nossos colegas de missão que vieram no barco. Vale a pena esclarecer que telefone, internet, energia elétrica e coisas triviais que temos acesso para comunicação no mundo globalizado são raridade no interior do Amazonas. Quando o barco finalmente chegou soubemos que ele encalhou 5 vezes em bancos de areia ao longo do trajeto, ficando em cada vez horas e horas para desencalhar e seguir viagem. Isto quer dizer que ficamos 5 dias sem comunicação com nossos colegas do barco, mas sabíamos que o Senhor estava com eles. Nos dias que se seguiram nossa equipe pode chegar a comunidades com grandes necessidades de saúde e de Cristo, pudemos tratar as feridas da vida e orar com estas pessoas, testemunhando sobre o amor do Pai por elas.

Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.

ISAÍAS 53:5
Image

Por fim nossa tão esperada missão estava a todo vapor. Os voluntários eram extraordinários, não mediam esforços para atender a enorme lista de pacientes ansiosos pelo seu atendimento. Nossa missão foi uma das coisas mais difíceis que já fiz na vida, mesmo após vinte anos de área de saúde. Mas Deus esteve presente a todo momento, na angústia dando calma e tranquilidade para seguir em frente, esteve mostrando-se em cada paciente, a cada rosto, sorriso, choro, ferida, onde fomos instrumentos de cura. Agradeço a Ele por todos os desafios, por cada trabalho difícil, fico grata pelas maravilhosas pessoas que tenho conhecido nesta caminhada que ajudam de diversas formas. O trabalho missionário tem disso, traz pessoas para tua vida que tu nunca conheceria se não fosse a missão. Comecei a ter fé na área da saúde quando conheci médicos e dentistas voluntários, dedicados à missão, mas de forma mais ampla do que os 10 dias. Ao final desta missão ficaram para nós as lembranças e fotos que temos para lembrar de cada pequeno momento que vivemos pra Cristo e já bate a ansiedade por uma nova oportunidade de me sentir cansada e feliz com uma missão como esta.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

ROMANOS 8:28
Image

Missão Médica - AMA 2019

Profissionais: 13 médicos/ 2 dentistas⠀
1 Estud. Medicina/1 Estud. Odonto⠀
1 Farmacêutico⠀
Apoio: 1 economista, 1 estudante de direito, 1 estudante de engenharia de produção, uma mãe de família, uma avó e uma criança do ensino fundamental.


Atendimentos Médicos: 1.587⠀
Ecografia: 169⠀
Neurologia: 136⠀
Oftalmologia: 280/ 197 óculos⠀
Cardiologia: 143 / 55 ECG´s⠀
Anestesia: 34⠀
Psiquiatria: 57⠀
Pediatria: 301 + atendimento a internados⠀
e apoio nas cirurgias pediátricas⠀
Ginecologia: 110⠀
Clínico: 248⠀
Urologia: 75 ⠀
Cirurgias:⠀
Cirurgia ginecológica: 8 + 1 parto⠀
Cirurgia pediátrica: 10⠀
Cirurgia Urológica/Clínica: 15⠀

Odonto⠀
135 pacientes⠀
160 procedimentos⠀
Exo de decíduos: 12⠀
Exodontia: 38⠀
Restauração: 59⠀
ART: 6⠀
Prof+Flúor: 34⠀
Raspagem: 11⠀
Kit´s de higiene bucal: 105

Image